top of page

SERVIÇOS

SONDAGEM A PERCUSSÃO SPT

    A perfuração é executada por percussão com auxílio de circulação de água e protegidas por um revestimento de 76,2 mm (3”) de diâmetro nominal.

 

   Realizações de ensaios de penetração dinâmica do tipo S.P.T.: Tais ensaios permitem a estimativa de parâmetros geotécnicos por meios de correlações empíricas a partir da resistência oferecidas a penetração de amostrador padronizado, por diversos tipos de solo. Coletas de amostras deformadas do subsolo, na qual, as amostras permitem a determinação da estratigrafia local através de análise tactil-visual, até a profundidade atingida pela sondagem. Para execução da sondagem é obedecido o método preconizado na NBR 6484/2001 da ABNT.

SONDAGEM A TRADO

   Utilizamos a prospecção geotécnica no processo de sondagem a trado manual em conformidade com as recomendações da NBR – 6484/01, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

   São coletadas amostras deformadas do subsolo para determinação da estratigrafia local através de análise táctil-visual até a profundidade atingida pela sondagem.

     A perfuração é executada por meio de trado concha com diâmetro de 100mm, com exceção dos casos em que tal procedimento mostre-se ineficiente devido às características do solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POÇO DE MONITORAMENTO

   Os poços de monitoramento são utilizados em diversas circunstâncias e tem por objetivo obter amostras de água subterrânea a fim de se verificar, através das análises químicas e físico-químicas a qualidade hidro geológicas e os seus índices de contaminação.

  A instalação dos poços de monitoramento pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem, de acordo com o procedimento da ABNT, que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento e fornece subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTACA RAIZ

       É uma estaca concretada “in-loco”, considerada de pequeno diâmetro, pois o mesmo varia entre 100 mm e 410 mm, tendo elevada capacidade de carga baseada essencialmente na resistência por atrito lateral do terreno atravessado, seu diâmetro e comprimento.

      Evidentemente, se constatada a presença de rocha na ponta da mesma, ela pode ser empregada também como estaca com resistência de ponta. Em ambos os casos, o cálculo de uma fundação em estacas raiz é semelhante ao método clássico utilizado em outros tipos de estacas e baseia-se na capacidade de carga da mesma isoladamente.

      Podem ser executadas na vertical ou inclinadas, com limitação de pé direito ou da área de trabalho, devido às dimensões reduzidas do equipamento de perfuração.

  • Instagram Social Icon
  • w-facebook
bottom of page